Incra confirma doação de área para universidade de Rondonópolis após articulação do deputado Nininho

 

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) finalmente terá a posse definitiva da área de 120 hectares em Poxoréu, onde será implantado o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cepei). A doação, oficializada nesta terça-feira (27.02), foi resultado da articulação do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em 2022, a reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza, assinou o termo de concessão de uso da área, mas até o momento a doação não havia sido formalizada. O diretor do Cepei, Renildo Mion, Valdir Correa e Anderson Bananeiro, da Associação de Pequenos Produtores Carlos Marighella, e o vereador Batista da Coder se reuniram com Nininho para solicitar agilidade no processo.

Com a interveniência do deputado Valdir Barranco, o superintendente do Incra em Mato Grosso, Editânio Santos de Oliveira, se comprometeu a oficializar a doação. A assinatura do termo está prevista para os próximos dias.

A área experimental do Cepei atenderá a todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFR, com o objetivo de fortalecer a interação do ensino superior com as comunidades rurais situadas na divisa de Poxoréu com Rondonópolis.

“O Cepei será um marco para a UFR e para o desenvolvimento regional”, destaca Nininho. “A oficialização da doação da área é um passo fundamental para a concretização desse projeto tão importante”, acrescenta o deputado.

SOBRE O CEPEI

O Cepei será um centro de referência em pesquisa, ensino e extensão na área de agricultura familiar e agroecologia. O projeto prevê a instalação de unidades de produção, laboratórios, salas de aula e outros equipamentos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O centro de pesquisa também irá promover a interação da UFR com as comunidades rurais, oferecendo cursos, treinamentos e assistência técnica aos agricultores familiares do Carlos Marighella. “O projeto tem potencial para fortalecer a agricultura familiar em Rondonópolis e região”, avalia o deputado Nininho.

O Cepei irá gerar diversos benefícios para Rondonópolis, entre eles: estímulo à agricultura familiar e à agroecologia, geração de emprego e renda, desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura, melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e fortalecimento da pesquisa e do ensino na área de agricultura.

Redação: Sérgio Ober

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *