Itiquira | Títulos do Incra articulados por Nininho são entregues a 30 famílias do Assentamento Santa Ana

 

Mais uma ação de regularização fundiária articulada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) beneficia agricultores familiares do município de Itiquira. No sábado (25.11), 30 famílias do Assentamento Santa Ana receberam os seus títulos definitivos de propriedade. Agora, são 54 agricultores beneficiados com o documento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra).

Nininho foi representado no evento de entrega pela assessora parlamentar Patrícia Lemos e pelo filho Fernando Bortolini. “Estou muito feliz em ver mais 30 famílias do Santa Ana receberem seus títulos definitivos de propriedade. Parabéns a todos os agricultores familiares. Esse título garante segurança jurídica, dignidade econômica e tranquilidade para investir e trabalhar nas suas propriedades”, enaltece o deputado.

O Santa Ana fica a 40 quilômetros da cidade e reúne 76 famílias. É uma comunidade que recebeu grandes investimentos em assistência técnica, qualificação, infraestrutura, saúde e educação e estradas durante os três mandatos de Nininho como prefeito de Itiquira – de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Como deputado estadual, o parlamentar articulou mais de R$ 120 mil em investimentos à comunidade.

“A regularização fundiária é um compromisso que assumi com a comunidade de Itiquira, e ver esse projeto beneficiar 54 agricultores até agora é motivo de orgulho. Continuarei trabalhando incansavelmente para buscar recursos e parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em nossa região. Que esses títulos possam abrir portas para um futuro mais próspero e seguro para as famílias do Santa Ana”, menciona Nininho.

SEGURANÇA JURÍDICA

A produção leiteira é a base forte da economia do assentamento Santa Ana. O rebanho de cerca de quatro mil animais produz 150 mil litros de leite por mês. Os agricultores familiares também investem na produção artesanal de iogurte, doce de leite, muçarela e hortifrutigranjeiros, que são vendidos na feira livre da cidade.

O prefeito Fabiano Dalla Valle diz que a titulação do Santa Ana fortalece a renda das famílias do Santa Ana. “Nininho e sua assessoria de gabinete realizaram um trabalho muito forte para garantir essa titulação aos nossos pequenos produtores. O deputado é um grande incentivador do fortalecimento da agricultura familiar. Com o título, o pequeno produtor tem acesso ao crédito rural, pode investir e aumentar a produção”, diz o gestor de Itiquira.

O prefeito comenta que a titulação atende uma sonho de mais de 20 anos das pessoas que vivem no Santa Ana. “É gratificante ver que com uma ação do município, da Câmara de Vereadores, do Incra e do deputado Nininho consegue dar mais dignidade e segurança a estes pequenos produtores rurais. O assentamento existe há mais de duas décadas e somente agora, com esta união de todos, conseguimos estas titulações”, acrescenta Dalla Valle.

INVESTIMENTOS

O Assentamento Santa Ana foi implantado em 2 de novembro de1998. Em 2001, no segundo mandato de Nininho na prefeitura, o vereador José Carlos Batista, o Zé Gordo, era secretário municipal de Agricultura. Ele lembra as dificuldades que as famílias do Santa Ana enfrentavam.

“Em 2018, o assentamento estava praticamente abandonado. Havia umas poucas famílias morando. O Nininho investiu e incentivou as famílias a priorizar a pecuária leiteira. Hoje, o Santa Ana é referência em Mato Grossona produção de leite e suas tecnologias”, pontua Zé Gordo.

O presidente da Associação do Santa Ana, Etifaldo Ferreira(Irmão), comemora a entrega de mais 30 títulos. “Esse documento é o sonho de todo assentado. O pequeno produtor passa a ser efetivamente o proprietário do lote e pode ampliar o investimento na terra. Além disso, o documento permite que ele acesse linhas de crédito e possa investir. Este é mais um grande legado do deputado Nininho que melhora a vida dessas pessoas no Santa Ana”, ressalta Irmão.

Redação: Sérgio Ober

 

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *