Em sessão solene, deputado Nininho entrega honrarias a 91 personalidades de Mato Grosso

 

Requerida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini- Nininho (PSD), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na noite desta terça-feira (19.09) a sessão especial para entrega de moções de Aplausos, títulos de Cidadão Mato-grossense e comendas. Ao todo, foram homenageadas 91 personalidades e lideranças que atuam em diversos setores econômicos e sociais de Mato Grosso e contribuíram com o desenvolvimento do Estado. 

Na cerimônia realizada no Plenário das Deliberações Renê Barbour, Nininho disse que o objetivo é reconhecer as pessoas que ajudaram a construir o Mato Grosso. “Fico orgulhoso de poder homenagear pessoas das mais diversas atividades que, de uma forma ou de outra, contribuíram muito para o progresso e o desenvolvimento de Mato Grosso. E o mínimo que nós possamos fazer é reconhecer essas pessoas que ajudaram a construir esse Estado gigante e de muitas oportunidades”, afirma.

Trinta e seis pessoas foram homenageadas com Título de Cidadão Mato-grossense, que é concedido a pessoas que nasceram em outros estados, mas que prestam contribuições importantes para Mato Grosso. “Essa homenagem reconhece aqueles que nasceram em outras regiões do Brasil, chegaram aqui há vinte, trinta anos ou mais, sonharam com uma vida melhor, fixaram residência e, assim como eu, acreditaram no nesse Estado”, pondera Nininho.

Luciane Bertinatto, de Lucas do Rio Verde, recebeu o Título de Cidadão Mato-grossense. Ela recorda as dificuldades vividas quando a família decidiu deixar o Paraná para viver em Mato Grosso. “Esse Estado que me acolheu tão bem quando eu cheguei aqui, um desafio imenso de uma mulher jovem que vem de um Estado pujante, como é o Paraná, com toda a estrutura. Cheguei aqui, fui morar no meio do mato lá, em Lucas do Rio Verde, e aos poucos esse Estado foi abrindo portas pra gente. Então hoje é um momento somente de gratidão ao deputado Nininho”, destaca.

O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, pontua que a homenagem enaltece uma história de muito trabalho. “Este título de cidadania concedido pelo deputado Nininho é, para mim, uma homenagem representativa, pois reconhece o meu trabalho e meu esforço. Hoje, sou prefeito de Alto Garças, mas sempre trabalhei muito. E, agora, tenho essa oportunidade de cuidar do crescimento e da qualidade de vida na minha cidade. Por isso, essa homenagem é tão significativa para mim”, comenta o gestor.

RECONHECIMENTO

Para o tenente-coronel da Polícia Militar, Waldiley Alencar Taques do Valle Júnior – uma das 13 pessoas agraciadas com comendas –, a alegria foi em família. O oficial e o pai Valdilei Santana do Valle – falecido há dois anos – foram homenageados com a Comenda Dante de Oliveira. A mãe, Maria Alencar Taques do Valle, recebeu de Nininho o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate.

“Para nós, é um momento especial. Estamos aqui, em família, sendo homenageados pelo deputado Nininho. Significa um mérito por ações desenvolvidas. Eu venho de família de servidores públicos, e servir a sociedade mato-grossense é uma honra. Meu pai foi servidor da Secretaria de Fazenda, fiscal de tributos, minha mãe trabalhou no serviço público por 30 anos e eu, venho seguindo carreira militar há 20 anos. Então, esse momento é especial. É uma grande honra”, pontua Waldiley.

Homenageado com a Comenda Filinto Müller, o empresário Rodrigo Caseli representa uma família empreendedora que tem uma história de sucesso construída com muito trabalho. “Quero agradecer ao deputado Nininho por esse reconhecimento. Estou aqui, representando o meu pai, que chegou a Cuiabá em 1976, vindo do interior do Rio de Janeiro, para em 1978 montar a primeira Loja Avenida, que possui atualmente 141 unidades em 12 estados do Brasil, com quase três mil funcionários. Hoje, estou presidente da empresa. Por isso, sinto-me muito honrado em receber essa homenagem do Nininho. É um reconhecimento que faz a gente refletir sobre tudo que a gente fez nesse Estado e agradecer tudo o que o Mato Grosso nos devolve”, enfatiza.

FILHO DE MATO GROSSO

Homenageado com o Título de Cidadão Mato-grossense, Oslen Dias dos Santos é vereador em Alta Floresta. Natural de Maringá (PR), Tuti – como é mais conhecido – chegou a Mato Grosso em 1979, aos nove anos, junto com o pai Orlando e a mãe Maria Antônia. Começou a trabalhar em um mercado da cidade ainda cedo, aos 10 anos. Em 1995, assumiu o cargo de chefe de gabinete do então prefeito Vicente da Riva.

Em 2008, Tuti foi eleito vereador. Atualmente, cumpre o quarto mandato na Câmara municipal de Alta Floresta. “É uma honra ser agraciado pelo deputado Nininho com o Título de Cidadão Mato-grossense.  Considero-me um filho de Mato Grosso. Tenho muito orgulho de fazer parte da história de desenvolvimento de Alta Floresta. Minha gratidão ao Nininho por esse reconhecimento”, enaltece o vereador.

 

Redação: Sérgio Ober

Fotografia: Ângelo Varela/ALMT

 

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *