Nesta terça-feira (22/06), o deputado estadual Ondanir Bortolini PSD), Nininho, e o deputado federal Neri Geller (PP), foram recebidos pelo presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT), Serafim Barros, para tratar da titulação do Bairro Renascer localizado em Cuiabá. A reunião também contou com a presença de fundadores do bairro e lideranças, Pedro Aquino, Davi Celso Timóteo Pereira e José Antunes França, o Dega, e também, duas das primeiras moradoras da região, Alaene Benedita Santana e Sara Eilucilane da Silva.
A mobilização foi articulada por Pedro Aquino, ele ressalta que há mais de 20 anos as famílias esperam pelos documentos. “É uma rotina de insegurança, já passamos por situações muito difíceis, algumas famílias permaneceram na luta e aguardam os títulos, outras desistiram. Com o apoio que o deputado Nininho, o deputado Neri e o empenho do presidente do Intermat, tenho certeza que os processos agora serão liberados”, ressaltou o representante do bairro.
Para o deputado Nininho a titulação dos terrenos do bairro está perto de se tornar realidade. “Hoje nós temos uma entidade ativa, que mesmo com o déficit de servidores estão limpando as pautas, já fizemos o encaminhamento da situação do bairro com o presidente Serafim há algum tempo, e com o compromisso e a gestão tanto da entidade quanto do governador Mauro Mendes, em breve os processos serão concluídos”, ratificou o deputado.
De acordo com o presidente do intermat, agora que a matricula mãe do Intermat foi liberada pela justiça, o próximo passo é concluir os trâmites legais.
“Se tudo correr bem, com todos procedimentos concluídos, até o mês de outubro deste ano as famílias receberão os títulos devidamente registrados em cartório, sem custo algum aos moradores. Agradecemos os deputados estaduais, que por meio da Assembleia Legislativa, nos concederam recursos financeiros para a contratação de um convênio para a conclusão dos levantamentos”, validou Serafim Barros.
O parlamentar lembrou todo o empenho do fundador Pedro Aquino. “Pedro tem um compromisso com os moradores, enfrentaram anos atrás uma desapropriação injusta, mas graças a união e persistência da comunidade, logo vamos fazer as entregas dos títulos”, afirmou Nininho.