REPERCUSSÃO – Concorrentes tentam ganhar espaço da JBS em Mato Grosso

Destaque, Noticias

Publicação de circulação nacional destaca trabalho da CPI dos Frigoríficos para retomada das atividades de plantas frigoríficas no estado

Matéria veiculada em um dos meios de comunicação mais renomados do Brasil, o jornal O Globo, edição de terça-feira (4), destaca a retomada das atividades de plantas frigoríficas no estado. O texto dos jornalistas João Sorima Neto e Chico Prado anuncia a reabertura de duas plantas de abate bovino, Marfrig e Minerva, em Mato Grosso, estado que possui o maior rebanho bovino do país, reabrindo os estabelecimentos após crise da líder do setor, nesse caso, o grupo JBS.

De acordo com a publicação, grandes frigoríficos estão reabrindo unidades em Mato Grosso. O estado conta com 30,5 milhões de cabeças, o maior rebanho do país, num movimento contrário ao dos últimos anos. O objetivo é ganhar o mercado que pertencia à JBS. A empresa passou a enfrentar dificuldades, reduzindo abates, após a delação premiada de seus controladores e do acordo de leniência, que prevê multa de R$ 10,3 bilhões.

Outro ponto importante abordado na matéria é a contribuição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, requerida e presidida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, que contou com a colaboração dos membros, composta pelos deputados estaduais: José Domingos Fraga (PSD) – relator, Pedro Satélite (PSD); Wagner Ramos (PSD); e Eduardo Botelho (PSB); e os membros suplentes: Oscar Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT), Baiano Filho (PSDB), Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB), atualmente licenciado, com as recomendações do relatório final.

O deputado Nininho atribuiu o sucesso da CPI dos Frigoríficos à participação de todos os membros e equipe técnica, em especial aos estudos e análises minuciosos do deputado Zé Domingos (PSD). “Cada recomendação é resultado de estudos e levantamentos contundentes. O deputado Zé Domingos desempenhou um papel muito importante como relator, sempre pontuando e analisando cada rito com extremo rigor. Com relação às recomendações do relatório final, a própria JBS assumiu o compromisso com a CPI de devolver as plantas frigoríficas aos devidos proprietários. Vale ressaltar que o grupo já ampliou o abate, a exemplo do Frigorífico de Barra do Garças”, observou o parlamentar, lembrando que outra recomendação importante da Comissão Parlamentar foi a recontagem do rebanho bovino no estado, por meio da Lei 10.486.

Confira a matéria completa: https://oglobo.globo.com/economia/concorrentes-tentam-ganhar-espaco-da-jbs-no-mato-grosso-21549982

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *