O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) cobrará do Governo do Estado celeridade na construção do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor em Rondonópolis. A unidade, que será referência nacional e internacional em prevenção e tratamento de doenças oncológicas, é uma demanda antiga da população da região.
O vereador Dr. José Felipe e o presidente da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Rondonópolis (AVCCR), Valdir Correia, estiveram nesta terça-feira (26.09) em Cuiabá para solicitar a articulação de Nininho junto ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, para garantir a construção da unidade em Rondonópolis.
O deputado esclarece que o início da obra atrasou em função de alguns impasses relacionados aos documentos de doação do terreno que receberá a obra. “Vamos cobrar do Estado para que essas pendências sejam solucionadas o mais rápido possível. Certamente, nos próximos dias, teremos notícias mais concretas sobre o andamento”, comenta Nininho.
De acordo com Nininho, o complexo oferecerá o acesso gratuito a exames, internação, medicamentos, tratamento e procedimentos necessários à recuperação aos pacientes com câncer de Mato Grosso. A obra seguirá padrões já adotados pelo Hospital de Amor de Barretos, um dos maiores centros de oncologia do país da América do Sul.
CONQUISTA IMPORTANTE
O vereador Dr. José Felipe destacou a importância da unidade para a população de Rondonópolis e municípios da região. “O Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor vai oferecer exames de alta complexidade para a detecção precoce do câncer, o que é fundamental para o sucesso do tratamento”, pontua o parlamentar.
Para Valdir Correia, a construção do centro em Rondonópolis será uma conquista importante para os pacientes oncológicos. “Desde o início, o Nininho está empenhado em garantir a concretização desse projeto. Agradecemos ao deputado pela atenção e pelo compromisso com a saúde da população de Rondonópolis”, enaltece.
Em junho de 2022, a Prefeitura de Rondonópolis anunciou a doação — em forma de comodato, por 30 anos — de uma área de 20 mil metros quadrados nos fundos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para a construção do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor. A promessa do Estado é investir cerca de R$ 30 milhões na unidade hospitalar.
Redação: Sérgio Ober