A partir desta semana, a Santa Casa de Rondonópolis passa a oferecer mais 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas. Com esse acréscimo, a instituição disponibiliza um total de 20 leitos para atender a demanda de pacientes infantis de Mato Grosso. A informação é da presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt) e diretora da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita Franco.
O investimento para a criação desses novos leitos de UTI pediátrica é de R$ 1,8 milhões e foi viabilizado pelo Governo do Estado, por meio de articulação do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ficará responsável pelos custos de manutenção do novo conjunto até que seja concluído no Ministério da Saúde o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nininho destaca que os novos leitos são importantes para atender a demanda reprimida de pacientes infantis na saúde estadual. “É a nossa Santa Casa de Rondonópolis dando um exemplo extraordinário de trabalho eficiente, dedicado e transparente. As nossas crianças passam a ter um atendimento de alta qualidade. Com certeza, serão bem cuidadas, o que vai acelerar sua recuperação e garantir tranquilidade às famílias”, afirma o deputado.
A instalação dos equipamentos foi concluída nesta segunda-feira (17.04), e os pacientes começarão a ser transferidos para a nova unidade durante esta semana. “Foram 15 dias de intenso trabalho em conjunto com a equipe da Santa Casa e o acompanhamento da equipe do Estado para ajustar importantes detalhes que visam o melhor atendimento às crianças do nosso Estado”, comenta a diretora da Santa Casa.
Uma das prioridades da Santa Casa é permitir que a criança receba um atendimento presente e participativo durante toda a passagem dela pela UTI. Essa iniciativa tem gerado resultados promissores tanto na saúde psicológica da criança como no conforto e confiança dos familiares. “E esses novos leitos vão aprimorar o nosso trabalho. Fica o nosso agradecimento ao governador Mauro Mendes, ao deputado Nininho e à Assembleia Legislativa por esse importante investimento”, acrescenta Bianca.
TRANSFERÊNCIA DIRETA
Além disso, a Santa Casa receberá ainda em abril a primeira parcela do Fundo Estadual de Saúde (FES), após a aprovação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) do projeto de lei de autoria do deputado Nininho que autoriza o repasse direto de recursos aos hospitais filantrópicos do Estado.
“É uma vitória importante graças à essa iniciativa do nosso deputado Nininho que agiliza o repasse aos filantrópicos. Esse recurso é utilizado para complementar os custos das cirurgias cardíacas, angioplastia, oncologia, UTIs e demais serviços da alta complexidade”, explica Bianca Talita Franco.
Redação: Sérgio Ober