Mais Saúde – Nininho participa da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Destaque, Noticias

“Esse evento possibilita a criação de políticas públicas para incentivar a agricultura familiar e o consumo saudável”, destaca o deputado

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, participou, ontem (20), da abertura da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN-MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso. O objetivo do evento é estabelecer o Plano Estadual de Segurança Alimentar, incentivar a agricultura familiar e discutir o consumo de alimentos saudáveis.

A Conferência Estadual é um espaço estratégico e democrático que possibilita proposições sobre temas relacionados à política de segurança alimentar e nutricional em Mato Grosso. O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutriciona (Consea/MT) e pela Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária de Mato Grosso (SEAF/MT).

O deputado Nininho, coordenador geral da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN) na Assembleia Legislativa, acredita que a conferência é uma ótima oportunidade para ouvir os pequenos produtores. “São eles que lidam diretamente com os principais problemas enfrentados na produção dos alimentos e sabem o que é preciso ser feito para ajudar a diminuir o índice de insegurança alimentar em Mato Grosso”.

O governador Pedro Taques, que também participou do evento, destacou que a questão não é quanto se produz, mas a qualidade dos alimentos e os recursos para o acesso das pessoas aos alimentos em Mato Grosso. “Temos que valorizar a agricultura familiar para evitar que continuamos a importar 80% dos nossos produtos de outros estados, além de criar novos mercados aos pequenos agricultores”.

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Suelme Fernandes, a discussão dos investimentos e mecanismos para o combate à fome dos 3,4% da população mato-grossense que ainda estão em situação de extrema pobreza, é importante.

Já para o deputado Nininho, além da falta de alimentos no prato de alguns brasileiros, um dos principais obstáculos para a alimentação adequada e saudável é o modelo de produção e distribuição do consumo.

“Os alimentos, assim como as festas e maneiras de vestir, representam a identidade cultural de uma região. Esse sistema hegemônico de alimentos importados de outros locais acaba com a diversidade. As conferências estaduais e a instalação da Frente Parlamentar, apresentada pelo deputado Nininho, pretendem reaproximar e favorecer a relação direta com produtores, além de fortalecer a agricultara familiar no estado”, finalizou a presidente do Consea/MT, Aída Couto Dinucci.

Também participaram do evento o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney Arruda, e o professor doutor Renato Maluf, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),  palestrante da conferência.

MARIANA SAGGIN / Assessoria da Primeira Secretaria

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *