FRIGORÍFICOS – Deputado Nininho comemora reabertura de mais uma planta frigorífica em MT

Destaque, Noticias

“Recentemente, encerramos os trabalhos na CPI dos Frigoríficos com o objetivo de abrir o mercado da carne. Estamos satisfeitos com as conquistas. A expectativa é que outros quatro estabelecimentos sejam reativados”, declarou.

O deputado Ondanir Bortolini (PSD) – Nininho comemorou o anúncio de reabertura de uma planta frigorífica desativada há quase dois anos no município de Mirassol D’Oeste. A notícia foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), em Pequim, onde cumpria agenda oficial. De acordo com o ministro, o presidente do grupo Minerva, Fernando Queiroz, confirmou a volta aos trabalhos na unidade no próximo dia 06 de julho. A empresa vai abater cerca de um mil animais por dia, gerando 720 empregos diretos já nos primeiros meses.

Vale lembrar que a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Frigoríficos (CPI) realizou sua primeira reunião especial em Mirassol D’Oeste, em maio de 2016. A cidade fez parte do bloco de municípios-polos que a CPI analisou e categorizou para otimizar os estudos sobre indústria da carne em Mato Grosso. O polo de Mirassol compreendeu São José dos Quatro Marcos, Cáceres e Pontes e Lacerda.

Em relatório à CPI dos Frigoríficos, Nininho, que presidiu os trabalhos do grupo, explicou que o fechamento da planta “Mato Grosso Bovinos”, em 2015, que fez fusão com a BRF S/A e, na sequência, com o Grupo Minerva, resultou em 1.250 demissões, entre empregos diretos e indiretos. Segundo o parlamentar, o número de bovinos era suficiente para manter a planta em funcionamento.

“Durante o levantamento de dados na região constatamos que a soma de 62.385 animais do rebanho dos municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Araputanga, São José dos Quatro Marcos e Pontes e Lacerda eram suficientes para manter as atividades da planta frigorífica”, afirmou o parlamentar.

“O relatório também apontou que a média de abate mensal das plantas frigoríficas abertas da região, nos últimos 03 (três) anos, era de 41.624 animais e que a população bovina da região totalizou 72.088. Ou seja, o número de bovinos não era justificativa para o fechamento da unidade”, detalhou o parlamentar.

Nininho ainda destacou o apoio que teve do Ministério da Agricultura durante a condução dos trabalhos da CPI. Para ele a reabertura da unidade em Mirassol D’Oeste é uma conquista para o Estado. “Este é o resultado de uma ação conjunta. Os trabalhos da CPI foram válidos e atribuo o sucesso aos seus membros, que não mediram esforços para reabertura dos frigoríficos desativados. O reflexo disso é poder oferecer a livre concorrência para os pecuaristas mato-grossenses, e gerar os empregos esperados pela população”, comemorou Nininho.

O ex-prefeito Elias Mendes (PSD) ressaltou a importância da CPI para a retomada das atividades do Grupo Minerva no em Mirassol D’Oeste. “Quando o deputado propôs a CPI dos Frigoríficos, ele mobilizou todo um segmento, desde o pequeno até o grande pecuarista. Em nenhum momento vi a CPI afugentar investidor, muito pelo contrário, a comissão fez levantamentos e apontamentos mostrando a viabilidade de reabertura das plantas desativadas. Agora temos um novo cenário de perspectivas; somos parceiros para que o frigorífico retorne com força total”, completou Elias.

Além da planta frigorífica de Mirassol D’Oeste, no dia 25 de maio foi reativada uma unidade em São José do Rio Claro. A previsão, ainda, é que em breve sejam reativadas uma planta frigorífica em Tangará da Serra e outra em Várzea Grande.

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *