Saúde – Consórcio Intermunicipal receberá incentivo do governo do Estado

Noticias

 

Serão repassados R$ 90,9 milhões por ano para a administração dos Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso e, ainda, aporte às unidades básicas de saúde da região.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, participou na última terça-feira (01), da assinatura do convênio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Teles Pires, que tem como objetivo regionalizar a saúde em Mato Grosso. O documento foi assinado pelo governador Pedro Taques, pelo secretário de Saúde, Marco Bertúlio e pelos prefeitos das cidades que fazem parte do consórcio.

O consórcio passará a gerir os serviços do Hospital Regional de Sorriso quando o convênio for formalizado. Os municípios que fazem parte do consórcio são: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Serão repassados R$ 90,9 milhões por ano para a administração dos Hospitais Regionais de Sinop, Sorriso e aporte às unidades básicas de saúde da região. Este é o maior consórcio formado para a gestão compartilhada da saúde no Estado e atenderá aproximadamente 300 mil pessoas residentes dos 15 municípios que compõem a Região.

O deputado Nininho destaca o empenho do governo em melhorar a gestão da saúde. “Acredito que a integração do governo com os consórcios intermunicipais é o caminho para que os recursos financeiros sejam aplicados com responsabilidade, podendo, assim, trabalhar com foco em busca da qualidade na saúde pública”, ressaltou Nininho.

O secretário Marco Bertúlio explica que a construção deste convênio foi definida pelo Estado juntamente com as prefeituras, considerando a necessidade de cada município. “O modelo de gestão descentralizada e de fortalecimento dos municípios tem sido uma bandeira desse governo, atingindo, com melhor eficiência, os serviços básicos como a qualidade na saúde, que são obrigações de todos os entes públicos.”, assegurou o secretário.

A prefeita em exercício de Sinop, Rosana Martinelli, explica que esse benefício vai melhorar não só o atendimento de pacientes dos municípios, mas principalmente identificar as maiores demandas e dar prioridades na administração de todas as outras unidades hospitalares. “Com este compartilhamento de responsabilidades entre municípios e Estado, o consórcio aplicará da melhor forma possível os recursos financeiros e qualificará os serviços prestados para a saúde pública”, concluiu a prefeita.

Mariana Saggin – Assessoria Primeira Secretaria  

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *