Sanção de Mauro Mendes publicada no Dário Oficial de Mato Grosso oficializa a denominação da ponte na MT-325 no município de Alta Floresta
Foi sancionado pelo governador Mauro Mendes o projeto de lei que oficializa o nome da ponte sobre o Rio Teles Pires, localizada na MT-325, no município de Alta Floresta. A ponte, que agora recebe o nome de Jones Morello – Jones Areeiro, um pioneiro da região.
A lei proposta pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) atende a um pedido do vereador Tuti Dias, presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) antes de seguir para sanção do governador.
A sanção está publicada na edição do dia 20 de setembro do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. “A denominação desta ponte não é apenas uma homenagem a Jones Areeiro, mas um reconhecimento por todo o trabalho que ele realizou para o desenvolvimento de nossa região”, justifica Nininho.
A nova lei já está em vigor, conforme estabelece o artigo 2º do texto sancionado, e, para o parlamentar, a escolha do nome reflete a relevância de Morello para o município.
QUEM FOI JONES AREEIRO
Jones Morello, conhecido como Jones Areeiro, nasceu em 10 de novembro de 1948 no município de Alto Rio Novo, Espírito Santo. Ele chegou a Alta Floresta em 1983, onde se dedicou à extração de areia no rio Teles Pires e fundou a empresa Artejones Extração de Areia, que se tornou referência no fornecimento de materiais de construção na região.
Ao longo dos anos, Jones Areeiro enfrentou dificuldades relacionadas à infraestrutura precária, chegando a custear do próprio bolso a manutenção de estradas, movido por seu comprometimento com o desenvolvimento local. O pioneiro faleceu tragicamente em 27 de janeiro de 2020.
SÍMBOLO DE CONQUISTAS
A nomeação mantém viva a memória de Jones Areeiro em uma das principais vias de acesso da região. A ponte sobre o Rio Teles Pires é um símbolo de conquistas. “A ligação que essa ponte representa é fundamental para o escoamento da produção e para a integração das comunidades”, comenta Nininho.
O deputado considera importante preservar a memória de líderes como Jones Areeiro, que tanto contribuíram para o fortalecimento de Alta Floresta. Segundo ele, esse é apenas o início de outras ações de reconhecimento histórico na região. “Precisamos sempre lembrar das pessoas que fizeram diferença para nossa gente “, afirma.
HOMENAGEM
O projeto de lei sancionado foi elaborado com base em um pedido oficial da Câmara de Alta Floresta, assinado pelo vereador Tuti Dias, presidente do legislativo. A iniciativa propôs a homenagem a Jones Areeiro, que foi fundamental para o desenvolvimento do município, especialmente no ramo de construção civil.
Jones Areeiro teve seu nome eternizado na ponte sobre o Rio Teles Pires, um importante corredor de acesso para o agronegócio e a agricultura familiar de Alta Floresta e região. A lei sancionada pelo governador Mauro Mendes entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado, no dia 20 de setembro.
Redação: Sérgio Ober