Casa de apoio em Barretos recebe equipamentos para melhorar hospedagem de pacientes oncológicos de Mato Grosso atendidos pelo Hospital do Amor
A casa de apoio em Barretos (SP), que acolhe pacientes oncológicos de Mato Grosso em tratamento no Hospital do Amor, recebeu doações de colchões, camas e ventiladores para melhorar o conforto dos pacientes e seus acompanhantes. As doações foram feitas pelo Instituto Inclusão, Cidadania e Ação (Inca) com recursos do Governo do Estado e emenda parlamentar do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD).
A ação do Inca faz parte do projeto Compartilhando Solidariedade e atende uma demanda apresentada a Nininho pela Associação de Amor dos Voluntários de Combate ao Câncer de Mato Grosso (AAVCC), de Rondonópolis, que administra a unidade de apoio de Barretos. O espaço oferece hospedagem para pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social que necessitam de estadia durante o período de tratamento no Hospital de Amor.
A casa de apoio tem capacidade de acolher até 64 pessoas e possui uma rotatividade mensal média de 150 acolhidos. Além de hospedagem, a entidade oferece alimentação e atendimento de profissionais voluntários, “Com essa doação do Inca, com certeza, pacientes e acompanhantes terão uma hospedagem ainda melhor e mais confortável”, afirma Nininho.
A AAVCC, que é presidida por Valdir Correia, também realiza o transporte semanal de pacientes oncológicos a São Paulo em um micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros. O deputado Nininho está articulando junto ao Governo do Estado a liberação de R$ 1,2 milhão para a compra de um ônibus novo com 48 lugares.
PARCERIA
Cybele Bussiki, presidente do Inca, destaca a importância da parceria com o deputado Nininho para o sucesso do projeto Compartilhando Solidariedade. “O apoio do deputado está sendo fundamental para que possamos levar apoio social e equipamentos às cidades de Mato Grosso”, afirma.
Graças ao Inca e ao deputado Nininho, a Associação de Apoio à Terceira Idade de Rondonópolis recebeu geladeira, freezer, 50 mesas, 200 cadeiras, placas solares e aquecedor para a piscina onde os idosos realizam atividades físicas.
O projeto também entregou a dezenas de municípios de Mato Grosso mais de 300 cadeiras de roda e equipamentos de acessibilidade para atender pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção. Os recursos foram articulados por Nininho.
“O projeto Compartilhando Solidariedade é um exemplo de como a união de esforços entre o poder público e a sociedade civil pode transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, avalia o deputado.
INCA
O Inca é uma organização civil sem fins lucrativos que há mais de 18 anos desenvolve projetos com ações e atividades voltadas à população de Mato Grosso, principalmente aquelas pessoas que mais necessitam de apoio social.
O instituto atua em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e esporte. Entre seus projetos estão: Compartilhando Solidariedade, Despertar para o Autismo, Vidas Desportivas – Inclusão e Ação, Kung FU Wushu e Telharte – Transformando Vidas.
AAVCC
A Associação de Amor dos Voluntários de Combate ao Câncer de Mato Grosso (AAVCC) é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos em Rondonópolis. Sua missão é apoiar e assistir pessoas com câncer e seus familiares.
A AAVCC ajuda os pacientes a ter acesso ao tratamento, fornecendo transporte, hospedagem e alimentação durante o período de tratamento em outras cidades. Também promove palestras e workshops sobre câncer, com o objetivo de informar a população sobre a doença e como se prevenir.
A associação oferece grupos de apoio para pacientes com câncer e seus familiares, onde podem compartilhar experiências e trocar informações.
A AAVCC depende de doações para manter seus serviços. A associação realiza diversas ações para captar recursos, como eventos beneficentes, campanhas de doação e parcerias com empresas. O deputado Nininho é um dos seus principais apoiadores.
Redação: Sérgio Ober