Após articulação de Nininho, Colégio de Líderes da ALMT aprova R$ 50 milhões para projeto e início das obras da MT-030

 

O Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta sexta-feira (5.01) a inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 de R$ 15 milhões para a execução do projeto de implantação e pavimentação da MT-030 e R$ 35 milhões destinados ao inicio da construção da rodovia, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Com os constantes desmoronamentos de terra e as interdições do tráfego de veículos no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, a implantação da MT-030 virou prioridade. “O projeto dessa rota alternativa tem o apoio de todos os deputados”, disse o deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), após a reunião dos deputados. “O governador Mauro Mendes também está sensibilizado e diz que pretende entregar essa obra ainda dentro do seu mandato, até 2026. Então, com certeza, a MT-030 vai ser uma realidade e sairá do papel”, acrescenta.

A nova rodovia diminuirá em cerca de 30 quilômetros a distância entre as duas cidades. “A MT-030 é uma luta nossa iniciada em 2014, a partir de um projeto de lei do ex-deputado e atual vice-governador Otaviano Pivetta. Quero agradecer a todos os colegas deputados, ao nosso presidente Eduardo Botelho e à Mesa Diretora, que sempre estiveram conosco, apoiando todas as reivindicações da realização dessa obra”, enaltece Nininho, autor da Indicação que pede ao Governo do Estado urgência na construção da MT-030.

CONTRIBUIÇÃO

O deputado Nininho também apresentou a emenda que disponibiliza recursos no orçamento estadual de 2024 para a obra. “Estou feliz de poder ter conseguido contribuir com esse projeto dessa tão importante obra”, ressalta Nininho. O deputado reforça que a MT-030 reduzirá o número de acidentes e mortes na MT-251. “Lembrando que em 2022 foram registrados 71 acidentes na 251. Logo, a MT-030 vai salvar vidas”, avalia.

Sobre os valores reservados para 2024, Nininho justifica que a elaboração do projeto deverá ser concluída até julho. A licitação que definirá a empresa responsável deverá se estender por outros três meses. “Desta forma, entendemos que R$ 35 milhões são suficientes para a construtora iniciar a obra ainda este ano. Então, não foi previsto um orçamento maior porque não há necessidade. Em 2025, com certeza, a obra continua a todo vapor. Isso deixa a gente mais tranquilo. Quando há vontade política, as coisas ocorrem mais rápido”, aponta o deputado.

ALTERNATIVA

Segundo Nininho, a rota alternativa vai atender mais de um milhão e meio de habitantes, desenvolver o turismo na região, salvar vidas e facilitar o acesso dos moradores do Araguaia, Sul e Sudeste à capital do Estado. “Essa obra é prioritária, diminuirá praticamente pela metade a distância entre as duas cidades. O governo estadual tem feito obras em todos os cantos de Mato Grosso. Então, Nada mais justo que também fazer essa obra aqui na Baixada Cuiabana”, comenta.

O projeto defendido por Nininho prevê a pavimentação a partir da Ponte de Ferro, em Cuiabá, seguindo junto ao linhão da usina do Rio do Casca até a MT-251, na altura da subestação de energia de Chapada dos Guimarães. “A MT-030 poderá ser acessada a partir do Rodoanel. Será uma via segura, pista dupla, com 12 metros de largura, com ciclovia e vai impactar positivamente o desenvolvimento econômico da região”, pontua o deputado.

Redação: Sérgio Ober

 

 

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