Deputado Nininho homenageia advogado Paulo Pitaluga com Comenda do Mérito Agropecuário

 

O advogado e empresário rural Paulo Pitaluga Costa e Silva Filho foi agraciado com a Comenda de Mérito Agropecuário Senador Jonas Pinheiro da Silva. O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) é autor da honraria e fez a entrega nesta terça-feira (19.11), em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A comenda reconhece personalidades que incentivam o agronegócio. “A atuação de Paulo Pitaluga vai além das fronteiras do agro. Que o trabalho dele inspire outros a seguir o exemplo, construindo um Mato Grosso ainda mais próspero”, diz Nininho. “Parabéns ao Paulo. Essa honraria é merecida. Que a trajetória dele continue a iluminar o caminho do progresso em todos os cantos do nosso Estado”, acrescenta o deputado.

DEDICAÇÃO E RECONHECIMENTO

Paulo Pitaluga comenta que o reconhecimento vai além de uma simples homenagem. “Receber a comenda das mãos de Nininho é uma emoção indescritível. Esta honraria é a celebração de anos de dedicação ao agronegócio de Mato Grosso e ao desenvolvimento dessa terra. Agradeço de coração ao deputado e à Assembleia Legislativa por reconhecer a importância do meu trabalho”, enaltece.

O advogado acrescenta que a distinção é um estímulo para continuar contribuindo com o progresso social, educacional e econômico do Estado. “Nesse sentido, preciso agradecer também a todos que compartilham dessa visão e que, de alguma forma, foram parte dessa trajetória, incluindo minha família, colegas de trabalho e amigos. Estou comprometido em seguir contribuindo para o crescimento do nosso Estado. Muito obrigado”, expressa Paulo Pitaluga.

TRAJETÓRIA

Natural de Cuiabá, Paulo Pitaluga nasceu em uma família com forte ligação com a terra e o campo. Seu pai, Paulo Pitaluga Costa e Silva, e sua mãe, Maria do Carmo Borges de Campos, foram referências para sua formação e escolha profissional. Casado com a fisioterapeuta Beatriz Avila Vecchiato, Paulo é pai de Lucas Vecchiato Costa e Silva, com 17 anos.

Apesar de sua mudança para Orlando, nos Estados Unidos, em 2023, junto com toda a família, Paulo Pitaluga mantém uma intensa e produtiva atuação no Brasil, alternando entre trabalhos presenciais e remotos. A cada dois meses, ele retorna a Cuiabá, sua cidade natal.

O advogado e empresário rural é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), concluindo o curso em 1999. Especializou-se em produção de ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), no mesmo ano de sua formação.

Seu início de carreira foi marcado por atuações como veterinário de campo e perito em diversas regiões do estado de Mato Grosso. Em um período significativo, trabalhou nas propriedades rurais de sua própria família, agregando experiência prática ao seu conhecimento teórico.

A partir de 2001, Pitaluga dedicou-se à docência como professor substituto na Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso, lecionando a disciplina de Nutrição Animal e Zootecnia por dois anos.

Em 2010, iniciou seu Doutorado – PhD pela Universidade de Turim (UNITO), na Faculdade de Agraria, concluindo em 2013. Seu trabalho de pesquisa, intitulado “Effects of eCG in Fixed Timed Artificial Insemination (FTAI) Protocols to Increase the Reproductive Performances of Nelore (Bos indicus) in a Program of Crossbreed with Valdostana in Brazil,” rendeu-lhe o título de PhD.

Durante o doutorado, Pitaluga contribuiu significativamente para a comunidade científica, publicando dezenas de artigos em periódicos internacionais, apresentando trabalhos em eventos nacionais e internacionais, além de participar de bancas de conclusão de cursos de graduação. Os experimentos realizados foram conduzidos em fazendas do estado de Mato Grosso, utilizando animais Nelore criados a campo.

Em 2022, Pitaluga ampliou sua atuação ao tornar-se advogado pelo Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC). Desde então, ele vem contribuindo para o desenvolvimento do direito agrário em Mato Grosso, consolidando-se como um profissional comprometido com o progresso do Estado.

O reconhecimento na forma da Comenda de Mérito Agropecuário Senador Jonas Pinheiro da Silva destaca não apenas a competência profissional de Paulo Pitaluga, mas também sua dedicação ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social e ao progresso educacional em Mato Grosso.

Redação: Sérgio Ober

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *