A interdição da MT-251 para veículos de carga pode causar o desabastecimento de produtos em Chapada dos Guimarães neste fim de ano. Os empresários locais estão apreensivos com os reflexos negativos da interdição. Comércios, hotéis, bares e restaurantes temem queda nas vendas e menor fluxo de turistas no Natal e Ano Novo. Para os transportadores, a rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães é por Campo Verde, que passa pelas BR-364, Serra de São Vicente, BR-070 e MT-251, um percurso de 207 quilômetros. Esse percurso mais longo pode causar atrasos nas entregas e aumento nos custos do frete.
No decreto publicado na edição desta quarta-feira (13.12) do Diário Oficial do Estado, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) justifica o deslizamento de terra e rochas entre os quilômetros 42 e 48 da rodovia, na altura do Portão do Inferno. Um estudo encomendado pela pasta revela a existência de, ao menos, 10 pontos críticos nas encostas que margeiam a MT-251.
O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), autor da indicação que solicita a implantação da MT-030, uma rodovia alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, cobrou do Governo do Estado a celeridade na elaboração do projeto da obra. “É prioritário que o Governo do Estado acelere a elaboração do projeto de construção da MT-030”, enfatiza. “Será uma rodovia que encurta pela metade a distância entre as cidades, uma estrada com cerca de 30 quilômetros, segura, que vai tirar o trânsito da MT-251 e salvar vidas”, afirma.
A implantação e pavimentação da MT-030 atende a um projeto de lei do ex-deputado estadual e atual vice-governador Otaviano Pivetta, aprovado em 2008 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A rota alternativa terá 30 quilômetros de extensão, com início na Ponte de Ferro, em Cuiabá, e término na região da subestação da Energisa, na MT-251, em Chapada dos Guimarães.
Na sessão de 29 de novembro, os deputados derrubaram o veto do governo estadual à emenda de Nininho que inclui a MT-030 na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, garantindo R$ 100 milhões para a implantação da nova rodovia. “A MT-030 é uma obra de grande importância para toda a Baixada Cuiabana, Chapada e região. Vai alavancar o turismo, fortalecer a economia e contribuir muito para a geração de empregos e renda”, afirma Nininho.
PROJETO DA OBRA
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso está propondo a elaborar o projeto da MT-030 e doar para a Sinfra. O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho, já informou que está disposto a pagar o projeto da obra. “Queremos que essa obra comece já. É uma estrada de fácil construção. O único problema é a passagem no paredão da Chapada, que é um trabalho mais complexo, mas nada que seja impossível para a engenharia”, aponta Nininho.
O deputado Nininho também destaca que o governador Mauro Mendes já se manifestou favorável à obra. “A Assembleia já aprovou uma rubrica na LDO e está garantindo um recurso no orçamento estadual. Vamos definir a MT-030 nesses primeiros dias de 2024. Ou o Estado dá o primeiro passo contratando uma empresa renomada para a elaboração do projeto ou a Assembleia Legislativa vai tomar essa iniciativa”, assegura Nininho.
Outro fator que contribuirá para acelerar a construção da MT-030 é a inexistência de áreas de proteção ambiental ao longo do trajeto previsto. “É uma obra que não terá impacto ambiental, portanto não precisa de licenças específicas, que são sempre demoradas. É um trecho curto que passa fora das áreas de proteção ambiental da Chapada”, afirma o deputado.
A rodovia terá pista dupla, com 12 metros de largura, e contará com um acostamento de três metros de cada lado, incluindo ciclovia e acessibilidade. A obra também prevê a construção de pontes, viadutos e passarelas. A distância entre as duas cidades será reduzida em aproximadamente 30 quilômetros. Pela MT-251, o percurso entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães tem 66,5 quilômetros.
Redação: Sérgio Ober