Deputado Nininho defende duplicação da BR-163 até a divisa de Mato Grosso com Pará

 

A duplicação da BR-163 até a divisa de Mato Grosso com o estado do Pará. Esta é a sugestão dada pelo deputado estadual Ondanir Bortolimi – Nininho (PSD) ao governador Mauro Mendes na segunda-feira, no Palácio Paiaguás, durante a solenidade de lançamento do edital de duplicação, construção e recuperação de 88 quilômetros da rodovia, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

O parlamentar justifica que o trânsito de veículos no trecho entre Sinop e o Pará se intensificou com o transporte da produção de grãos de Mato Grosso ao Porto de Itaituba, no município de Miritituba. “O tráfego de carretas cresceu muito. É intenso. Por isso, é fundamental que a MT Par, através da Nova Rota do Oeste, viabilize a duplicação de toda a BR-163, garantindo a melhoria da trafegabilidade e a redução de acidentes”, diz Nininho.

EDITAL DE DUPLICAÇÃO

O governador Mauro Mendes anunciou a ordem de serviço para que a concessionária Nova Rota do Oeste – que tem a MT Par como acionista majoritária – possa fazer o processo de licitação e contratação da empresa que fará a obra. O investimento será de R$ 650 milhões.

A obra será iniciada no primeiro semestre de 2024, após o período de chuvas. O projeto completo prevê a duplicação até Sinop. “Além de proporcionar um trânsito seguro e eficiente, o governo estadual potencializará os investimentos e o desenvolvimento nas regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso”, avalia  Nininho.

A ordem de serviço também prevê a recuperação de oito quilômetros da rodovia e construção de seis viadutos e uma ponte dupla. “É mais projeto importante tocado pela gestão inovadora do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta”, comenta o deputado.

O trecho entre o Posto Gil e Nova Mutum está com as obras em andamento e bem adiantadas. A previsão do MTPar é concluir essa etapa ainda no primeiro semestre de 2024. “A BR-163 é um corredor logístico importante. A duplicação vai ampliar a capacidade de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e melhorar a mobilidade dos moradores do entorno da rodovia”, destaca o deputado.

Redação: Sérgio Ober

 

 

 

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