Deputado Nininho participa de reunião sobre traçado da Ferrovia Estadual no perímetro urbano de Rondonópolis

 

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) participou nesta quinta-feira (31), na Prefeitura de Rondonópolis, de uma reunião sobre o traçado da Ferrovia Estadual de Mato Grosso através do perímetro urbano de Rondonópolis. Também estavam presentes o prefeito José do Pátio, o vice-prefeito Aylon de Arruda, vereadores e representantes da empresa Rumo, responsável pela construção e administração do modal.

O deputado explica que o encontro buscou sugestões sobre o melhor traçado possível no trecho da cidade. Responsável pela implantação e construção do modal ferroviário, a empresa Rumo quer alterar o projeto original para reduzir a linha férrea em 17 quilômetros no trecho de Rondonópolis. O novo traçado sugerido passa próximo aos residenciais Rosa Bororo e Maria Amélia e por dentro de uma área de preservação ambiental.

“É um traçado que pode causar vários transtornos aos moradores dessa região, inclusive, dos bairros da região Salmen”, alerta Nininho. “Juntos, estamos apresentando sugestões e discutindo o melhor traçado possível, sem prejudicar os moradores da cidade e, ao mesmo tempo, sem inviabilizar o empreendimento. É um traçado que precisa ser analisado e debatido com muito critério”, avalia o deputado.

INVESTIMENTO

Com mais de 700 quilômetros de extensão, a ferrovia vai interligar a Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com investimento previsto de até R$ 11 bilhões. Além de abastecer os municípios de Mato Grosso, o modal ferroviário fará o transporte da produção agrícola do Estado destinada à exportação, via Porto de Santos, com o frete mais competitivo do país.

TERMINAL FERROVIÁRIO

Rondonópolis terá o maior terminal ferroviário da América Latina, com capacidade para receber até dois mil caminhões por dia e armazenar até 150 mil toneladas. Serão movimentadas mais de 80 mil toneladas por dia ao Porto de Santos.

A operação do Terminal Ferroviário responderá por 26% do volume nacional de grãos exportados e por 50% de toda a exportação mato-grossense de grãos. Lembrando que o frete ferroviário é muito mais atrativo que o rodoviário.

Redação: Sérgio Ober

 

 

 

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