AVANÇO: Para o deputado Nininho, MT confirma a era do desenvolvimento com a nova malha ferroviária

Destaque, Infraestrutura

O parlamentar destacou o ótimo momento que o estado vive e, pontuou a habilidade de articulação do governador Mauro Mendes.

Nesta segunda-feira (20), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, participou da agenda de assinatura do contrato para a construção do modal ferroviário. Conforme o projeto, o traçado da nova malha ferroviária vai ligar os municípios de Rondonópolis à Cuiabá; Rondonópolis a Nova Mutum até o município de Lucas do Rio Verde.

De acordo com o deputado, o dia 20 de setembro fica marcado na vida de todos os mato-grossenses. “Esse é o primeiro modal ferroviário estadual do Brasil, precisamos reconhecer a habilidade do governador Mauro Mendes, que teve o apoio da Assembleia Legislativa, conseguiu convencer o governo federal por meio do ministro de Infraestrutura Tarcísio, e agora estamos diante de um grande momento para toda população”, asseverou Nininho.

O parlamentar lembrou o grande sonho do ex-senador Vicente Vuolo, e também, destacou a contribuição do saudoso Olacyr de Moraes. “Nós temos dois gigantes em nossa história, dois homens visionários, os quais merecem ser lembrados com muito respeito e admiração”, destacou Nininho.

A nova malha ferroviária terá acesso à malha nacional até o Porto de Santos. “Com esse novo investimento o estado vai ofertar mais empregos, é preciso investir neste momento em capacitação, serão pelo menos 230 mil empregos diretos e indiretos. O estado vai conseguir fomentar e impulsionar a indústria, o comércio e a geração de empregos”, comentou Nininho.

Outro ponto relevante lembrado pelo deputado é a redução no frete ferroviário. “Se o frete ferroviário nos últimos cinco anos teve uma queda de 50%, nos próximos quatro anos vai diminuir um pouco mais. Vale ressaltar que esse meio de transporte não é apenas para insumos agrícolas e commodities, mas de uma variedade de produtos”, explicou.

“Além de todos os benefícios com o desenvolvimento que esse investimento ferroviário vai trazer, nós vamos ter mais segurança em nossas rodovias”, concluiu o deputado.

 

A ferrovia deve começar a operar em 2025

A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá seja concluído e inicie as atividades em 2025, enquanto a operação de Cuiabá a Lucas do Rio Verde está prevista para 2028. Para os 730 quilômetros de linha férrea, estão estimados cerca de R$ 11,2 bilhões. Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a malha ferroviária no prazo de até 45 anos, onde poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha prestar serviços em Mato Grosso.

 

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *