Caminhada religiosa cresce em Rondonópolis e reúne mais de dois mil peregrinos; deputado Nininho se compromete a fortalecer evento da Paróquia São João Bosco
A quinta edição do evento “Caminho da Fé – São Lourenço de Fátima”, realizada no sábado (4.05), em Rondonópolis, reuniu mais de duas mil pessoas. Um dos principais apoiadores da peregrinação organizada pela Paróquia São João Bosco foi o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD).
O Caminho da Fé é uma peregrinação anual de 40 quilômetros idealizada em 2021 em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. O trajeto inicia na Paróquia São João Bosco, em Rondonópolis, e segue até o distrito de São Lourenço de Fátima, no município de Juscimeira.
Para a edição de 2025, o deputado Nininho assumiu com o padre Erivelton o compromisso de articular junto ao Governo do Estado, através de emenda parlamentar, mais recursos para o evento idealizado durante a pandemia, em 2021.
“Assim, poderemos oferecer aos peregrinos uma estrutura mais eficiente ao longo de todo o trajeto para atender os peregrinos e garantir todo o apoio necessário. Vou trabalhar para engrandecer ainda mais essa caminhada e transformá-la numa rota oficial de fé e devoção”, menciona Nininho.
FORÇA DA FÉ
O Padre Erivelton Almeida Postil destaca que o Caminho da Fé é uma jornada de superação. Ele enfatiza que a edição de 2024 só foi possível graças ao deputado Nininho. “O sucesso desta edição da nossa caminhada demonstra força da fé em Rondonópolis. Somos gratos ao deputado, à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado por essa ajuda tão virtuosa. Agradecemos de coração”, enaltece o religioso.
O religioso explica que com os recursos da emenda parlamentar de Nininho a organização conseguiu oferecer aos peregrinos uma estrutura de qualidade. “Prestamos um bom suporte para que todos pudessem realizar a sua peregrinação com toda alegria, com todo amor, com toda devoção”, destaca Erivelton.
Para Nininho, o Caminho da Fé se consolida como evento religioso de grande porte em Rondonópolis. “Com certeza, já faz parte do calendário de datas comemorativas da cidade. Quero parabenizar o bispo Dom Maurício e o padre Erivelton por atenderem os fiéis católicos através do projeto Caminho da Fé.”, pontua o deputado.
CAMINHO DA FÉ
A primeira edição do Caminho da Fé aconteceu em 2021 a partir da iniciativa de 16 jovens. Ainda durante a pandemia, o pequeno grupo decidiu fazer essa experiência de oração, de festa, saindo da paróquia São João Bosco, em Rondonópolis, indo em direção ao distrito de São Lourenço de Fátima, em Juscimeira.
No total, 260 peregrinos participaram da primeira peregrinação. Desde então, o número de participantes aumentou para 650 na terceira caminhada, chegando em 2023 a 1,5 mil peregrinos. “Hoje, em 2024, mais de dois mil peregrinos viveram essa experiência. Sem dúvida, as pessoas que fazem essa experiência dão testemunho de superação, de fortalecimento da sua fé, de esperança”, relata o padre Erivelton.
Erivelton menciona que o seu sonho é que a peregrinação até o distrito de São Lourenço de Fátima seja oficializada como uma rota da fé. A proposta é implantar uma estação de Via Sacra a cada dois quilômetros do trajeto. O projeto está sendo elaborado pela Paróquia São João Bosco em parceria com o Governo do Estado.
“O deputado Nininho se comprometeu a continuar conosco. Ele vai ser o padrinho da nossa empreitada, para que nós possamos ter um evento ainda mais organizado a partir de 2025 e manter o sonho dos nossos peregrinos. Deus abençoe o deputado Nininho e todas as pessoas que nos apoiam e nos ajudam a viver essa experiência única”, declara padre Erivelton.
Redação: Sérgio Ober