Cultura – Orquestra Circolo Italiano faz sete apresentações em cidades de MT

Destaque, Noticias

A turnê será realizada em Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta A população de Rondonópolis será agraciada com a primeira apresentação da Orquestra

A população de Rondonópolis será agraciada com a apresentação da Orquestra Circolo Italiano, na próxima quinta-feira (27), às 20 horas, no Espaço Cultural Casario. O concerto lírico italiano vai homenagear os 100 anos dos cantores Frank Sinatra e Edith Piaf, ambos descendentes de italianos. A entrada é gratuita.

O evento está sendo promovido pela Associação Italiana de Barra do Garças, entidade sem fim lucrativos. O concerto será apresentado em sete cidades de Mato Grosso. De acordo com um dos organizadores da associação, Mário Buri, a orquestra já existe há dez anos. O repertório musical engloba da música clássica ao lírico.

“O nosso objetivo é congregar e apresentar a cultura italiana aos mato-grossenses de origem e os de coração. Além de demonstrar, é claro, a solidariedade do povo italiano, proporcionando com isso a cultura solidária. Este ano, vamos homenagear dois cantores descendentes de italianos: Frank Sinatra e Edith Piaf”, afirmou Mário Buri.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), que é descendente de italianos, afirmou que o “show é um evento memorável à população mato-grossense. A cultura italiana precisa ser divulgada aos quatro cantos do Brasil, sair do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. Ela é rica, e nada mais justa apresentá-la por intermédio da música”.

As apresentações nas sete cidades serão feitas por três cantores – dois tenores e um soprano, um pianista e pelo quinto, da Orquestra Juvenil de Mato Grosso. A primeira apresentação da orquestra aconteceu em 2006, em Barra do Garças, com o quinteto da Orquestra Sinfônica da Scala de Milão.

Em Cuiabá, o evento será realizado no próximo dia 2 de setembro, às 20 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa.

Além de Rondonópolis e Cuiabá, outras cinco cidades serão contempladas com o espetáculo. Elas são Primavera do Leste, no próximo sábado (29); depois em Campo Verde, no dia 31. Em setembro, a orquestra vai ainda a Nova Mutum no dia 4, em Lucas do Rio Verde no dia 6 e, por último, em Alta Floresta no dia 8.

Este ano, a associação está homenageando os cantores Frank Sinatra e Edith Piaf. Eles são descendentes de italianos. O pai de Sinatra – Antônio Martino Sinatra – imigrou para os Estados Unidos em 1903. Em 2015, Sinatra completaria 100 de idade se estivesse vivo.

Já Edith Piaf é francesa. Se estivesse viva, completaria 100 anos de idade. Segundo Mário Buri, é uma das mais conceituadas – apesar da origem francesa, mas descendente de italiano – cantoras em território italiano.

A apresentação conta com três cantores líricos italianos Cristian Di Gregorio, Marco Di Gregorio e Margherita Buri. Eles terão a companhia da pianista Denise Trintadue. Com o repertório variado, a turnê conta ainda um quinteto de cordas de integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

Assessoria Assembleia

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *