Home / Destaque / Cultura – Orquestra Circolo Italiano faz sete apresentações em cidades de MT

Cultura – Orquestra Circolo Italiano faz sete apresentações em cidades de MT

A turnê será realizada em Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta A população de Rondonópolis será agraciada com a primeira apresentação da Orquestra

A população de Rondonópolis será agraciada com a apresentação da Orquestra Circolo Italiano, na próxima quinta-feira (27), às 20 horas, no Espaço Cultural Casario. O concerto lírico italiano vai homenagear os 100 anos dos cantores Frank Sinatra e Edith Piaf, ambos descendentes de italianos. A entrada é gratuita.

O evento está sendo promovido pela Associação Italiana de Barra do Garças, entidade sem fim lucrativos. O concerto será apresentado em sete cidades de Mato Grosso. De acordo com um dos organizadores da associação, Mário Buri, a orquestra já existe há dez anos. O repertório musical engloba da música clássica ao lírico.

“O nosso objetivo é congregar e apresentar a cultura italiana aos mato-grossenses de origem e os de coração. Além de demonstrar, é claro, a solidariedade do povo italiano, proporcionando com isso a cultura solidária. Este ano, vamos homenagear dois cantores descendentes de italianos: Frank Sinatra e Edith Piaf”, afirmou Mário Buri.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), que é descendente de italianos, afirmou que o “show é um evento memorável à população mato-grossense. A cultura italiana precisa ser divulgada aos quatro cantos do Brasil, sair do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. Ela é rica, e nada mais justa apresentá-la por intermédio da música”.

As apresentações nas sete cidades serão feitas por três cantores – dois tenores e um soprano, um pianista e pelo quinto, da Orquestra Juvenil de Mato Grosso. A primeira apresentação da orquestra aconteceu em 2006, em Barra do Garças, com o quinteto da Orquestra Sinfônica da Scala de Milão.

Em Cuiabá, o evento será realizado no próximo dia 2 de setembro, às 20 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa.

Além de Rondonópolis e Cuiabá, outras cinco cidades serão contempladas com o espetáculo. Elas são Primavera do Leste, no próximo sábado (29); depois em Campo Verde, no dia 31. Em setembro, a orquestra vai ainda a Nova Mutum no dia 4, em Lucas do Rio Verde no dia 6 e, por último, em Alta Floresta no dia 8.

Este ano, a associação está homenageando os cantores Frank Sinatra e Edith Piaf. Eles são descendentes de italianos. O pai de Sinatra – Antônio Martino Sinatra – imigrou para os Estados Unidos em 1903. Em 2015, Sinatra completaria 100 de idade se estivesse vivo.

Já Edith Piaf é francesa. Se estivesse viva, completaria 100 anos de idade. Segundo Mário Buri, é uma das mais conceituadas – apesar da origem francesa, mas descendente de italiano – cantoras em território italiano.

A apresentação conta com três cantores líricos italianos Cristian Di Gregorio, Marco Di Gregorio e Margherita Buri. Eles terão a companhia da pianista Denise Trintadue. Com o repertório variado, a turnê conta ainda um quinteto de cordas de integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.

Assessoria Assembleia

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*