Desenvolvimento – Nininho acompanha Fávaro em visita à região Sul

Destaque, Noticias

Na pauta, inaugurações em Itiquira, reunião com produtores rurais para discussão da reestruturação do Fethab em Rondonópolis e Estradeiro até a Serra da Petrovina

O primeiro compromisso da agenda do vice-governador, Carlos Fávaro (PP), que visitou a região Sul na última sexta-feira (21) foi no posto fiscal Benedito Coberlino, no distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira.

Fávaro e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Fernando Fernandes Dias, se comprometeram a instalar uma nova unidade, mais moderna e mais próxima do distrito. O deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, que acompanhou o vice-governador, foi um dos principais articuladores da visita.

Nininho sempre cobrou do Governo do Estado a instalação da nova unidade, uma vez que o posto fiscal é o que mais recebe mercadorias e que mais arrecada no Estado.

“Recebo em meu gabinete, há tempos, essa solicitação das autoridades do município, em especial do prefeito de Itiquira, Humberto Bortolini, e também da população que sofre com a atual situação do posto. É papel do parlamentar intervir junto ao Governo para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, frisou Nininho.

Segundo o vice-governador, a nova unidade contará com mais componentes de controle virtual e será mais próxima a Ouro Branco do Sul, visando a geração de empregos e desenvolvimento da região.

“Já é um compromisso do Governo do Estado fazer a mudança de área. Vamos escolher o melhor local, analisar tecnicamente o que é viável. Também vamos melhorar as condições de trabalho dos servidores, que atualmente estão em local totalmente insalubre”, garantiu o vice-governador.

A comitiva também participou de várias inaugurações em Ouro Branco do Sul, onde foram inauguradas a ampliação da Unidade Estratégia de Saúde da Família, Adroaldo Gatto; a construção da Unidade Básica de Saúde Vôo Livre Zamboni, e a ampliação da creche Zelair Vans.

Logo após, as autoridades seguiram para Itiquira, onde foram inauguradas a construção da Unidade Básica de Saúde Holmes Lins, no bairro Poxoréo; a ampliação da Unidade Estratégica de Saúde da Família Elísio de Souza Brito; a construção da Academia de Saúde Anita Cesar Borges, e a construção da  Escola de Educação Infantil Professora Maria Inês Inácio de Jesus.

Mais tarde, Carlos Fávaro e Nininho se deslocaram para Rondonópolis, onde tiveram uma reunião na Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) para apresentação e discussão sobre a reestruturação do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab).

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, falou sobre o “novo Fethab” e a criação do Fundo de Transporte (Funtran) que terá arrecadação baseada na tributação das outras commodities como soja, gado, madeira e algodão. Estes recursos serão destinados exclusivamente à melhoria da infraestrutura de transportes do Estado.

Segundo Nininho, a criação deste novo fundo irá proporcionar aos produtores mato-grossenses a possibilidade de administrar os recursos em parceria com o governo do Estado.

“É muito positiva essa reestruturação do Fethab, uma vez que, no modelo atual, mal sobra dinheiro para as prefeituras fazerem a manutenção das rodovias pavimentadas. Os produtores vão pagar uma taxa maior, mas terão a garantia da aplicação correta deste recurso nas estradas, garantindo, assim, o retorno destes investimentos em mais qualidade e segurança nas rodovias, além da diminuição do frete e na valorização das propriedades”, finalizou Nininho.

Na manhã de sábado (22), a comitiva participou do Estradeiro da região Sul, que partiu de Itiquira em direção à Serra da Petrovina, passando pelo Terminal Ferroviário, MT-040, MT-461 e BR 364. A parada final da expedição foi a fazenda Sementes Petrovina, onde voltaram a discutir sobre reestruturação do Fethab com produtores locais. O evento contou com a presença do governador Pedro Taques.

IEDA BARROS / Assessoria da Primeira Secretaria

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *