Home / Destaque / AL realiza sessão de homenagem à vida e atuação de Jota Barreto

AL realiza sessão de homenagem à vida e atuação de Jota Barreto

“Sério, simpático, carismático, sociável e se entregava para as pessoas”, destacou o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio

A Assembleia Legislativa realizou, em parceria com a Câmara Municipal de Rondonópolis,  na noite da última quinta-feira (14),  sessão de homenagem póstuma ao ex-deputado Hermínio Jota Barreto –  ex-prefeito da cidade e parlamentar estadual por cinco mandatos. Barreto faleceu em um acidente na BR-364, no km 278, em Jaciara, no dia 9 de maio, quando retornava de Cuiabá, onde visitou o Parlamento estadual. A sessão de homenagem reuniu deputados, ex-deputados, familiares e amigos. Além de Barreto, morreu seu cunhado e motorista que conduzia o veículo, Aílton Pereira dos Santos,  o Ita.

A sessão foi requerida e presidida pelo deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), e atendeu a uma indicação do vereador de Rondonópolis, Juary Miranda (SD). Nininho disse ser importante que se faça um resgate de todo o trabalho desempenhado por J. Barreto na cidade e no Parlamento, e destacou a seriedade e carisma com que Barreto conduzia a vida.  Para isso, durante a sessão, foi apresentado um vídeo produzido pela TV Assembleia sobre a vida e atuação do ex-deputado, mostrando imagens de sua vida nos âmbitos político e pessoal.

O vereador Juary Miranda, autor da indicação da sessão, disse que ficará gravado em sua memória a forma como o ex-deputado conduzia a vida, destacou a lealdade e amizades do ex-deputado e revelou seu lado “parceiro de todas as horas”.  “Eu mesmo vivi um momento difícil de perda de um familiar e Barreto esteve ao meu lado, sendo um amigo”, revelou. Para Juary “ Rondonópolis perdeu um de seus maiores defensores, um político que muito lutou e fez pela cidade. Todos perdem um amigo leal”.

Emocionado, o filho do deputado, o jovem Eder Barreto, disse que perdeu duas pessoas, duas referências. Ele falou do contato que tinha com o tio Ita e da admiração que nutria por ele. “Era meu ídolo e uma pessoa de luz, que transformava em alegria os lugares em que aparecia”, destacou. Sobre o pai, falou do orgulho do homem e do político Barreto, e de sua energia “impressionante’ . Relembrou que o ex-parlamentar veio de Campo Grande (MS) sem recursos e com sua voz conseguiu vencer, se estabelecendo no município. O filho destacou ainda a característica de Barreto em ser carismático e sua natureza que não era de viver só para si, mas para o próximo.

O deputado Dr. Leonardo (PSD) falou da tristeza do momento, mas também da alegria de ter conhecido ‘um grande homem, político, esportista, radialista, que não só chegou à Assembleia Legislativa, mas à vice-presidência da Casa. “Era atuante, tinha brilhantes projetos, principalmente na área de pavimentação urbana, enfim, várias lembranças nos trazem aqui e nos emocionam. Era um cidadão que vivenciou na integridade a sua cidade e estado, por opção (Barreto era de Mato Grosso do Sul) e deixou seu nome gravado”, destacou Leonardo.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD) lembrou que “Barreto era um orgulho para Rondonópolis e para Mato Grosso, um democrata formidável, que foi eleito sozinho para prefeito  e soube administrar com uma câmara de maioria adversária porque sabia conviver com todos, tinha sentimentos de cidadania e era calmo em momentos sérios. A imagem que tenho dele é sério, e muitas obras que temos em Rondonópolis devemos a ele”, reconheceu, ao citar ainda que o ex-deputado “era simpático, carismático, sociável e que se entregava às pessoas”.

O amigo Zanetti Ferreira, que foi responsável direto pelo ingresso de Jota Barreto na política, estava emocionado e frisou que ele “era homem de respeito e leal. Lembrou que conheceu Barreto ainda muito jovem e percebeu que  era um homem arrojado . Acompanhando sua luta diária, seu trabalho na rádio projetou Barreto com bom desempenho na política, por isso o incentivou e artículou seu ingresso na vida pública.

Edilson Pereira dos Santos, irmão do motorista Ita, disse que o acidente foi muito trágico e deixou todos chocados. Que até o momento a família não acredita. “Ita foi importante para toda a família, era trabalhador e atuava com Barreto há muito tempo. A família acredita que a sessão é importante para lembrar Jota Barreto e Ita, pelos trabalhos que cada um desempenhou”, frisou.

Barreto teve sua trajetória marcada por grandes conquistas. No final da década de 1980 foi eleito prefeito de Rondonópolis e permaneceu na função por quatro anos, sendo inclusive vice-presidente. Foi deputado estadual por cinco legislaturas e permaneceu na Assembleia até 2014.  Jota Barreto era uma figura bastante conhecida na política mato-grossense. Além de ex-deputado e ex-prefeito, foi fiscal da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, na década de 1980. Candidatou-se a deputado federal, em 2014, ficando como suplente, com cerca de 50 mil votos. Também foi jornalista esportivo em Rondonópolis.

Por Maria Nascimento Tezolin

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*