INVESTIGAÇÃO – CPI dos Frigoríficos recebe documentação de empresas notificadas

Destaque, Noticias

Após analisar a papelada, o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, garantiu que algumas empresas serão novamente notificadas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos recebeu na manhã dessa terça-feira (10), respostas dos requerimentos encaminhados às empresas e órgãos públicos para informações a serem analisadas pela equipe técnica e pelos deputados. O presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, garantiu que algumas empresas serão novamente acionadas para encaminhar dados que faltam no relatório inicial.

Nininho lembrou que a comissão fará reuniões em seis cidades-polos do estado, o que, em sua avaliação, contribuirá diretamente na elaboração do trabalho de conclusão, “principalmente porque iremos ouvir as bases, onde se lida diretamente com os problemas gerados pelo fechamento dos frigoríficos”, afirmou Nininho.

Após divulgar as empresas que colaboraram na entrega dos documentos, o relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), pediu providências quanto à Associação Nacional dos Confinamentos (Assocon) para busca e apreensão na documentação solicitada que atenda os interesses da equipe técnica da comissão.

“Eles não enviaram números dos confinadores alegando que é confidencial, mas vamos pedir novamente, e caso não sejamos atendidos, a CPI tem prerrogativa de busca e apreensão nessas documentações”, destacou Zé Domingos.

A Assocon tem sede em Goiânia e trabalha para representar os confinadores junto aos órgãos públicos e privados, em defesa dos interesses do grupo e do sistema de produção.

Na reunião de hoje, a CPI recebeu por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) o relatório contendo relação nominal e quantitativa das empresas frigoríficas de abate de bovinos, que possuem Serviço sob Inspeção Municipal (SIM) com seus respectivos CNPJ, nos últimos dez anos.

A próxima reunião programada para o dia 17 de maio será apenas com a equipe técnica e os deputados, a fim de debaterem assuntos referentes à reunião especial do dia 20 deste mês na Câmara Municipal de Mirassol D’ Oeste.

Para a reunião em Mirassol D’ Oeste foram convocados prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos municípios de: Mirassol D’ Oeste (Elias Mendes Leal e Sérgio dos Santos, respectivamente); São José dos Quatro Marcos (Carlos Roberto Bianchi e Renilson Senhorinho); de Cáceres (Francis Maris Cruz e Márcio de Lacerda); Pontes e Lacerda (Donizete do Nascimento e Pedro Vieira), além dos produtores rurais Amarildo Merotti e João Oliveira Gouveia. Também foram convocados o diretor do frigorífico MT Bovino de Mirassol D’ Oeste, Roberto César dos Santos e o diretor do frigorífico JBS de São José dos Quatro Marcos, Marcelo Zanata.

O encontro é o primeiro de seis programados para acontecer no interior de Mato Grosso. Na sequência, os municípios: Nova Xavantina, Sinop, Juara, Alta Floresta e Rondonópolis.

Além do presidente Nininho, e do relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), também participaram da reunião desta terça-feira, os deputados Eduardo Botelho (PSB) e Pedro Satélite (PSD).

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *