Trabalho – Termina a III Oficina de Trabalho do Projeto de Atualização das Divisas Intermunicipais

Destaque, Noticias

Com o auxílio dos técnicos, essa etapa do trabalho proporcionou aos 31 municípios que participaram da elaboração de suas propostas de atualização das divisas.

A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da AL/MT, que tem como presidente o deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PR), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estadual, realizaram na última semana, a III Oficina de Trabalho do 3º e 4º Blocos do Projeto de Atualização das Divisas Intermunicipais de Mato Grosso, que aconteceu de 29 de fevereiro a 04 de março, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (Cefapro/MT).

Com o auxílio dos técnicos, essa etapa do trabalho proporcionou aos 31 municípios que participaram a elaboração de suas propostas de atualização das divisas. Os municípios puderam expor, também, as dificuldades que têm enfrentado na administração, ocasionados pelas inconsistências territoriais.

“Os representantes dos municípios tiveram nessa oficina um trabalho claro e participativo, deixando de lado as antigas práticas onde várias áreas foram prejudicadas por ausência de uma metodologia que contemplasse as necessidades locais, foi um encontro muito produtivo”, explicou Jeovan Faria, prefeito de Campinápolis.

Desta forma, a oficina, que é uma das etapas de metodologia do Projeto das Divisas, conseguiu alcançar seus objetivos propostos, uma vez que os diálogos entre os municípios ocorrem de forma transparente e ponderada. “A união de técnicos do Governo, da Assembleia e do IBGE teve um saldo positivo, os representantes dos municípios mostraram-se satisfeitos com os trabalhos concluídos nessa semana”, disse Nininho.

Para a consultora do Núcleo Ambiental da Assembleia, Lucilene Alves, a oficina é uma etapa fundamental no processo, pois autentica seriedade e comprometimento do projeto de divisas. “Construir soluções para sanar conflitos territoriais proporcionando à população envolvida a oportunidade de garantir seu direito de acesso à assistência básica de saúde, educação e serviços gerais em seus municípios”, afirmou a consultora.

A próxima fase é a preparação dos documentos recebidos, que pautarão a audiência pública, com previsão de acontecer no mês de agosto. No encerramento da oficina, os representantes dos municípios se reportaram quanto à importância desse projeto parabenizando a iniciativa da comissão.

“Os trabalhos que ainda não foram concluídos na oficina seguem em caráter de construção, podendo assim, receber dos municípios envolvidos documentos e elementos que enriqueçam o fechamento dessa etapa”, explicou a bióloga do Núcleo Ambiental, Cirdilene Cunha.

 

Mariana Saggin

 

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *