Cidades – Projeto de Divisas Intermunicipais do Estado realiza 3ª Oficina de Trabalho

Destaque, Noticias

Mais de 30 municípios já confirmaram a participação na semana de atividades para elaboração de propostas de Atualização das Divisas.

A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que tem como presidente o deputado Ondanir Bortolini, Nininho, (PR) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza na próxima segunda-feira (29), a 3ª Oficina de Atualização das Divisas Intermunicipais de Mato Grosso, às 8 horas, no auditório Milton Figueiredo.

A oficina de trabalho tem como objetivo elaborar propostas de Atualização das Divisas Intermunicipais com vista à resolução das inconsistências territoriais existentes nos 3º e 4º Blocos de municípios, por meio de um processo participativo.

Segundo a consultora do Núcleo Ambiental da Assembleia, Lucilene Alves é primordial a participação de todos os representantes dos municípios envolvidos e instituições convidadas.

Entre os dias 29 de fevereiro à 04 de março serão realizados os demais trabalhos da oficina no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação – CEFAPRO MT.

A composição do grupo de trabalho para as oficinas será feita com os representantes de cada município, sendo dois do executivo e dois nomeados das câmaras municipais.

A equipe técnica do Projeto de Atualização das divisas intermunicipais do Estado (ALMT, SEPLAN e IBGE) irá fazer as mediações metodológicas da oficina e orientação da redação da proposta de atualização das divisas. As demais instituições convidadas podem contribuir como observadores do processo.

O Projeto de Atualizações das Divisas Intermunicipais visa identificar as demandas dos municípios do Estado e realizar pequenos ajustes nos limites territoriais.

“A oficina é uma fase muito importante da metodologia de trabalho por ser uma atividade onde os municípios com suas inconsistências territoriais terão a oportunidade para dialogar entre si e construir a melhor proposta que venha ao encontro da necessidade da população envolvida”, disse deputado Nininho.

Composição do 3º e 4º Bloco – Os municípios que compõem o 3º Bloco são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimenira, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro. Municípios limítrofes ao 3º Bloco: Araguainha, Campinápolis, Canarana, Feliz Natal, General Carneiro, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Querência, Santa Rita do Trivelato e Torixoréu.

Municípios que compõem o 4º Bloco: Araguainha, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branco, Rebeirãozinho e Torixoréu. Municípios limítrofes ao 4º Bloco: Água Boa, Cocalinho e Nova Nazaré.

 

By Mariana Saggin

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *