Parceria – Mesa Diretora da Assembleia apoia processo de modernização dos municípios

Destaque, Noticias

a última quinta-feira (14), o primeiro-secretário, deputado Ondanir Bortolini (PR)- Nininho, e o presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), receberam a visita do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, prefeito Neurilan Fraga (PSD), que na ocasião pediu apoio aos parlamentares junto à Mesa Diretora para auxiliar a AMM na aquisição do Sistema de Tecnologia e Telecomunicações dos 141 municípios do Estado.

A estruturação do sistema tecnológico e de telecomunicações dos municípios vai contemplar as prefeituras, câmaras, consórcios de saúde e os de desenvolvimento regional, além de Previdência Social, no atendimento das remessas de informações do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) do Tribunal de Contas do Estado e canal de transparência.

De acordo com o presidente da AMM, há dois anos o TCE realiza estudos para que a implantação de um sistema tecnológico eficaz seja instalado para envios das informações. “Temos conhecimento de que 99,9% dos problemas que o TCE tem com relação aos municípios são pela inconsistência e falta de informações que deveriam ser enviadas dentro dos prazos determinados pelo Tribunal de Contas”, esclareceu o presidente.

Sobre falha no envio de informações, Neurilan Fraga atribui à deficiência no sinal de internet disponibilizado e a estrutura física dos municípios, em especial, aqueles mais afastados da capital do estado. “Sabemos da dificuldade de cada município com relação à tecnologia, ainda estamos aquém de responder as cobranças como realmente deveríamos fazer, por isso a implantação deste sistema se faz necessária”, explicou Neurilan.

Segundo a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCEMMAT), vereadora Edileusa Ribeiro (PTC), essa parceria chega na hora certa. “Cada vez mais a população quer saber o que se passa dentro dos órgãos públicos, com esse sistema todos os dados estarão interligados e cumprirão os prazos conforme exigências do TCE”, destacou Edileusa.

Para o deputado Nininho, a estruturação tecnológica dos municípios é um avanço. “A Assembleia Legislativa tem investido nos canais de transparência da Casa de Leis, sabemos o quanto este acesso é importante para a população, por esse motivo, vamos apoiar o projeto de implantação do Sistema de Tecnologia e Telecomunicações nos municípios mato-grossenses”, ressaltou o deputado.

O parlamentar também destacou a participação da Assembleia no processo de estruturação tecnológica dos municípios. “Esta parceria que firmamos com a AMM pode vir a ser algo inédito no Brasil, acreditamos que a implantação deste sistema vai mudar a história do estado com relação à transmissão de informações nas áreas tributárias, fiscal, contábil e dos gastos públicos com mais transparência”, concluiu Nininho.

Próxima etapa

De acordo com o presidente da AMM, Neurilan Fraga, uma audiência com o governador Pedro Taques, Mesa Diretora e TCE será realizada nos próximos dias para apresentação do projeto de implantação do Sistema de Tecnologia e Telecomunicações. “Vale lembrar que o apoio do governo estadual é fundamental para a execução deste projeto”, destacou o presidente.

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *