SAÚDE – Nininho reivindica recursos para compra de equipamentos para Primavera do Leste

Destaque, Noticias

Segundo a prefeitura, Primavera do Leste conta hoje com um Pronto Socorro que é custeado 100% com recursos próprios e acaba desenvolvendo o papel de Hospital Municipal, pois a cidade não conta com outras unidades hospitalares

Indicação do primeiro-secretário da ALMT, deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, apresentada durante sessão plenária, objetiva a melhoria do acesso e da qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Primavera do Leste (241 km de Cuiabá). A obra já está concluída e aguarda apenas o recurso para compra de equipamentos para sua inauguração.

“O Pronto Socorro de Primavera tem custo mensal de R$ 850 mil, o que acaba inviabilizando a compra de equipamentos por parte da prefeitura. O que solicitamos aqui, com esta indicação, é que o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, viabilize recursos para a compra dos itens de primeira necessidade para funcionamento da UPA”, reforçou Nininho.

Segundo o prefeito Érico Piana, o município investe hoje 32% dos recursos próprios em Saúde e executa 230% a mais do que estabelecem as pactuações das ações e serviços de Saúde. “Isso acontece porque Primavera é uma cidade polo; atendemos muitos pacientes de cidades vizinhas, por isso necessitamos, urgentemente, de apoio do Estado para manutenção dos serviços de saúde na nossa cidade”, explicou Piana.

Na solicitação, são listados mais de 800 itens com o valor total de R$ 1.436.810 milhão em equipamentos variados, que vai desde mesas e cadeiras a monitor cardíaco e aparelho de ultrassonografia.

A cidade

Primavera do Leste é referência para os municípios de: Poxoréu, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, General Carneiro (população indígena), Dom Aquino, Campo Verde, Novo São Joaquim, Campinápolis e Gaúcha do Norte. Também devido à extensão rural, o município acaba sendo referência para a região do Araguaia, considerando que a BR-070 é a única passagem para a capital.

Segundo o IBGE, Primavera do Leste possui 57.423 habitantes. Mas, ainda segundo a prefeitura, os registros da Atenção Básica apontam 88 mil habitantes e da Farmácia Básica 131 mil habitantes. A UPA será referência para aproximadamente 150 mil habitantes.

Ieda Barros

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *