2016 – TCE e AL estudam parceria para capacitar vereadores em suas regiões

Destaque, Noticias

A ideia é fazer com que os cursos de capacitação sejam regionalizados no próximo ano, elegendo cinco ou mais cidades- polo do estado para sediar os projetos

O conselheiro Antônio Joaquim, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) fez a sugestão da parceria ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) deputado estadual Ondanir Bortolini (PR), Nininho, durante a quarta edição do projeto de capacitação de vereadores – Democracia Ativa – realizado pelo TCE hoje (15), na sede do órgão. A ideia é fazer com que os cursos de capacitação, que são realizados em Cuiabá, sejam regionalizados. Desta forma, cinco ou mais cidades-polo seriam eleitas, em cada região do estado, para sediarem o projeto.

O deputado Nininho foi à cerimônia de abertura representando o Poder Legislativo e afirmou que é muito importante esta parceria com o TCE por conta das distâncias entre os municípios e a capital.

“Precisamos levar esta capacitação o mais perto possível dos vereadores. Nosso estado é muito grande e fica muito complicado que todos os vereadores consigam vir. Veja só o caso de Carlinda, que fica a 800 quilômetros de Cuiabá”, exemplificou.

Dentre os temas das palestras, o mais esperado é o que trata da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011) e a Lei de Transparência Pública (nº 131/2009) ministrada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), Gustavo Deschamps.

Para o presidente do TCE, conselheiro Waldir Teis, o projeto visa somar as experiências entre as instituições para que os municípios possam se desenvolver com mais qualidade.

“A capacitação busca atender a necessidade de aprimorar as ferramentas de controle, para que os recursos públicos sejam bem aplicados”, explicou o presidente.

Cerca de 30 vereadores compareceram no evento representando os doze municípios mato-grossenses convidados: Água Boa, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Marilãndia, Jaciara, Planalto da Serra, Várzea Grande, Tangará da Serra, Tapurah, Jauru, Carlinda e Santo Antônio do Leverger.

 

 

Ieda Barros

Matérias Relacionadas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *